This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website. Learn more

Por que a presença brasileira na Antártica é tão importante?

x

A importância da presença brasileira na Antártica

Ela pertence à humanidade e guarda riquezas biológicas e minerais ainda desconhecidas.

Bem-vindo a bordo do Mar Sem Fim, para saber mais visite
x

Série do JR mostra importância da presença do Brasil na Antártida

O Brasil faz parte de um seleto grupo de nações que têm presença no território antártico. Incorporados numa expedição militar, os repórteres Vinícius Dônola e André Cunha foram até a longínqua terra do gelo para mostrar por que é tão importante para uma nação estar por lá. Confira!
x

MCTIC Apresenta - Missão Antártica XXXVII

MCTIC INAUGURA LINK DE COMUNICAÇÃO NA ESTAÇÃO DA ANTÁRTICA

A Antártica é tão importante para o Brasil quanto a Amazônia e o Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR vem realizando substancial pesquisa científica na Antártica há mais de 30 anos nas áreas das Geociências ( geologia, geofísica, glaciologia) entre outras, e para compreender a repercussão dos fenômenos climáticos em âmbito global e especialmente sobre o território e espaços oceânicos brasileiros.

Os ventos que sopram de lá, a maior área selvagem natural que resta na Terra, influenciam o que acontece no tempo por aqui e o excesso ou falta de chuva impacta diretamente nas decisões de milhares de pessoas, na agricultura, economia e outros setores relevantes para o país.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por exemplo, já monitoram a composição isotópica das chuvas (como se fosse o DNA da água) que caem na região Sul, parte do Sudeste e Centro-oeste, e atestam de onde vem a umidade. Ou seja, parte das chuvas e temporais são formados pelo acumulo de umidade que chega da região Antártica.

Por tudo isso, além de outros fatores estratégicos para o país, é muito importante ter uma comunicação ágil e capaz de compartilhar, em tempo real, dados, fotos e outras imagens entre os pesquisadores que estão na EACF e os institutos de pesquisa no Brasil.

Veja o um pouco da inauguração da nova base de telecomunicações que aconteceu dia 11-03-19 que marca uma nova fase da pesquisa brasileira e que também vai diminuir a distancia e isolamento dos bravos pesquisadores que passam boa parte dos meses do ano distantes dos familiares.

Parte da história da humanidade está congelada no continente Antártico. Estar ali é muito importante para o Brasil e estar conectado diminui a saudade e as distancias.
x

Preparativos para a Inauguração da Base na Antártica

15.01.2019 - Está prevista para hoje a inauguração da nova Estação Comandante Ferraz na Antártica.
x

Antártica Por Um Ano [Trailer Oficial]

Antártica por um ano, documentário dirigido por Julia Martins, acaba de ganhar trailer oficial: O longa vai mostrar a experiência de quinze brasileiros que vivem um ano na Antártica. O filme recebeu o prêmio de Melhor Produção no Festival Internacional de Cineastas de Nova York (International Filmmaker Festival of New York). Com produção da 3 Tabela Filmes, em coprodução com Mise en Cine, o documentário tem distribuição da EH! Filmes. Sua estreia está marcada para dia 16 de maio.

O longa acompanha a rotina de marinheiros que viveram por 12 meses na estação antártica brasileira, apoiando as pesquisas científicas do país no continente gelado. O filme revela as dificuldades da viagem até a estação e os desafios enfrentados pelo grupo no dia a dia, diante de condições climáticas extremas, do isolamento e das saudades das famílias. E como se trata de uma estação brasileira, mesmo em meio à neve e ao gelo, não poderiam faltar churrasco, futebol, carnaval, festa junina… Ao contrário do que se pode esperar de um documentário passado na Antártica, o foco principal do filme não é a natureza, mas sim a experiência humana, e mais especificamente a brasileira.

Os biólogos e cientistas formam grande parte da população flutuante da estação. Esse é um mundo de marfinites, líquens, algas, musgos e briófitas, de coletas, pesquisas climáticas, ondas atmosféricas e medições de relevo... Ao realizar pesquisas substanciais na Antártica, mantendo lá uma estação com propósitos científicos, o Brasil garante a sua participação no Tratado Antártico, o que pode ser muito importante para gerações futuras. A Antártica, devido ao seu isolamento, é como um imenso laboratório ao ar livre que guarda a história do clima do planeta, além de ser o ar-condicionado do hemisfério sul. As suas mudanças climáticas afetam o Brasil.

A equipe do documentário viajou com o grupo desde o início e fez três visitas ao longo do ano até a Estação Antártica Comandante Ferraz. Durante o inverno, quando o acesso à estação se torna impossível, os marinheiros fizeram gravações com uma câmera deixada pela equipe. Dentre as idas e vindas da estação surgiram alguns desafios que precisaram ser superados. A diretora Julia Martins comenta sobre como lidou com as dificuldades: “O que pudemos entender rapidamente é que há circunstâncias que vão além do nosso controle e que nos deixam sem escolha. E que diante de uma natureza tão poderosa como aquela ao ser humano só resta procurar se adaptar. Acho que essa é uma mensagem que vem com o filme. Existem forças diante das quais somos muito pequenos. Mas existem também aventuras, ou missões, que nos fazem maiores”.

Antártica por um ano conta com depoimentos de marinheiros responsáveis pela manutenção da base e de pesquisadores e cientistas que realizam um trabalho científico na estação e seus arredores. O filme teve apoio da Marinha do Brasil e foi contemplado em edital público da Ancine para sua realização.

“O filme Antártica por um ano foi um grande desafio. Como pensar um desenho de produção que funcionasse em um lugar tão isolado e desconhecido, com todas as limitações geográficas e climáticas? Foram 3 viagens em que fomos aprendendo que não adiantava planejar a produção como em outros filmes, a natureza neste longa foi soberana e ditou as regras.”, comentam as produtoras Fernanda Reznik e Izabella Faya, da 3 Tabela Filmes.


SINOPSE:
O documentário “Antártica por um ano” acompanhou a rotina de marinheiros que viveram por 12 meses na estação antártica brasileira, apoiando as pesquisas científicas do país no continente gelado.

FICHA TÉCNICA:
Direção, Argumento e Montagem: Julia Martins
Produção Executiva: Fernanda Reznik e Izabella Faya
Direção de Produção: Fernanda Reznik
Direção de Fotografia: Pedro Urano
Som Direto: Danilo Carvalho
Trilha Sonora Original: João Nabuco
Produção: 3 Tabela Filmes
Coprodução: Mise en Cine
Distribuição: EH! Filmes

Redes Sociais:
Instagram:
Facebook:

Cidade de Davi - Jerusalém | Israel

Hoje conheceremos a cidade de Davi, um lugar com 3.000 anos de história onde vou atravessar um túnel, possivelmente usado por ele na conquista de Jerusalém.
Depois de assistir ao video deixe a #cidadededavi
#loucoporviagens #israel

Acesse o site do Louco:

Quer viajar com o Rogério para Israel? Acesse:

Mulheres Cientistas Pioneiras | Antártica | Gelo na Bagagem | #11

Essas são apenas algumas das primeiras mulheres cientistas que foram para a Antártica no meio de tanto homem pesquisador e explorador.

Email para contatos e informações: gelonabagagem@gmail.com

Facebook: @gelonabagagem
Instagram: @gelonabagagem
Twitter: @gelonabagagem
E-mail: gelonabagagem@gmail.com

Roteiro: Francyne Elias-Piera
Direção e Edição: Sergio Barreto
Identidade Gráfica: Rubens Ishara e Tamires Cordeiro

AGENDA DO PRESIDENTE: Solenidade de Passagem de Comando da Marinha

09.01.2019 - Agenda do Presidente: Solenidade de Passagem de Comando da Marinha ao Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior. O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da cerimônia em Brasília.

A Realidade da Agenda Alienígena no Mundo | Entrevista com Marshall Vian Summers

A Realidade da Agenda Alienígena no Mundo: Entrevista com Marshall Vian Summers

Webinário ao Vivo com tradução em português
Sábado, 31 de agosto de 2019 às 14h (horário de Brasília)


Leia aqui os Relatórios dos Aliados da Humanidade:


A Nova Mensagem de Deus:


#MarshallVianSummers

Como tornar MARTE habitável? Com Iberê

Será que é possível tornar MARTE em um planeta Habitável? Como iremos fazer isso? Descubra aqui, no Nostalgia Ciência!
Meu Instagram - @fecastanhari
Meu Facebook -
Meu Twitter - @fecastanhari

Canal do Iberê -

Créditos
Apresentação - Felipe Castanhari e Iberê Thenório
Roteiro - Rob Gordon e Felipe Castanhari
Consultoria Cientifica - UFSCAR e Sociedade Astronômica Brasileira, Caio Gomes e Gustavo Rojas
Edição e CG - Tucano Motion
Animação - Ricardo Drehmer e Thiago Steka
Design - Ricardo Drehmer e Thiago Steka
Produção Musical - Fabio Hataka (Hataka Studios)
Trilha Sonora - Felipe Wrechiski
Sound Desing - Fabio Gomes e Hataka Studios
Revisão - Felipe Castanhari, Rob Gordon e Gustavo Rojas
x

A importância das Forças Armadas Brasileiras para a nação

O agradecimento pela mais importante honraria concedida pelo Exército brasileiro, a Medalha do Mérito Militar, e o reconhecimento de que as Forças Armadas são a instituição em que o brasileiro mais confia. Fato que não deixa dúvidas sobre a importância do Exército Brasileiro, da Marinha e da Aeronáutica para a nossa nação. #ADComunição

Ministro da Infraestrutura fala sobre resultado do leilão de concessão de 12 aeroportos

15.03.2019 Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, e secretários de governo falam sobre o resultado do leilão de concessão de 12 aeroportos à iniciativa privada.

TESTEMUNHO IMPACTANTE de FABIANA ANASTÁCIO! O CONVITE DE SATANÁS

A T E N Ç Ã O!!
**Este vídeo tem direitos reservados para TV ADNP. Agradecemos por NÃO POSTAR EM OUTRO CANAL. Evite que seu canal seja DENUNCIADO por infringir as diretrizes de Direitos Autorais. Para divulgar use o link dessa postagem.

Jornada Gênero, Feminismos e Ciência: Mesa Redonda 1

Jornada Gênero, Feminismos e Ciência: Mesa Redonda sobre Mulheres nas engenharias e ciências biológicas

MESA REDONDA 1 - Mulheres nas engenharias
Coordenadora: Betina Lima (CNPq UNICAMP)
Apresentadoras:
Carla Cabral (UFRN) - O avesso da tecnologia: um olhar antropológico sobre gênero e engenharia em contextos do Sul do Brasil
Luciana Klanowitz (UNICENTRO) - Mulheres nos cursos de engenharia no sul do Brasil (1998-2012)
Debatedora: Margaret Lopes (UNICAMP)

18:00 às 18:45 – Coffee break e Lançamento do livro de Leticia Barreto “Prostituição, gênero e trabalho”, Editora Multifoco, Rio de Janeiro, 2013.

Mulheres nas ciências biológicas/saúde
Coordenadora: Olga Zigelli Garcia (UFSC)
Apresentadoras:
Luzinete Minella (PPGICH/UFSC) - Mulheres na Medicina
Caterina Rea (PPGICH/UFSC) - Olhar de gênero num laboratório de Farmacologia
Felipe Fernandes (PPGAS/UFSC) - A sombra dos homens: a participação de mulheres na Biologia no Sul do Brasil
Debatedora: Thereza Lima (Farmaco UFSC)

Nas profundezas do mar sem fim

A atleta Sara Campbell está treinando muito para reconquistar o recorde mundial no mergulho livre, que envolve chegar aos 100 metros de profundidade no mar, sem respirar. A AFPTV conversou com Sara sobre seus sonhos e desafios.
x

O Cérebro Humano como Centro do nosso Universo – Miguel Nicolelis | Vototalks Festival 2018

Para mais informações acesse

O Vototalks Festival é um evento on-line colaborativo com palestras e debates sobre reinvenção e redesign de negócios - suas implicações, dilemas e oportunidades –, produzido pela Votorantim no momento que celebra seus 100 anos. A empresa pretende dar continuidade ao processo de reflexão e diálogo com a sociedade sobre grandes mudanças que estão impactando indivíduos, empresas e o planeta.

Esse grande movimento de transformação começou em 2016 para a construção dos seus próximos 100 anos.
As atividades que inicialmente eram focadas na liderança das empresas investidas, em 2017, se ampliaram com a realização da TechFair - um evento gratuito que apresentou e debateu novos padrões e tecnologias emergentes com um público de mais de 3 mil pessoas.

Diplomacia do Agronegócio: Abertura do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo

O Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, proferiu a palestra de abertura do seminário “Diplomacia do Agronegócio”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 13 de junho (English subtitles).

O seminário promoveu debate sobre o agronegócio brasileiro e sua projeção internacional, além de três painéis sobre política comercial, promoção comercial e imagem internacional do agronegócio brasileiro.

METATRON - O ANJO MAIS PODEROSO DE DEUS (Pequeno Jeová)

METRATON - “Pequeno Jeová - O ANJO MAIS PODEROSO DE DEUS
- Um dos mais intrigantes personagens de nossa história foi o profeta Enoque. O homem que não morreu. O único que teve o privilégio de caminhar com Deus, O Grande Arquiteto Universal. Sua história é uma das incríveis entre todos os profetas. Seus escritos estão entre mais fantásticos de todos os tempos, porque trazem informações sobre anjos que cooptaram com mulheres humanas, demônios que em busca de poder traíram a confiança do Pai celestial. Homens gigantescos e bizarros chamado de Nefilins. Criaturas enormes que comiam tudo a sua frente até passarem a comer os homens. Mas Enoque deixou alguns livros. Livros que não fazem parte da bíblia, porque revelam uma outra versão sobre o mundo espiritual. Conhecimentos proibidos que o fez se tornar um ser celestial.
Quais conhecimentos secretos foram deixados pelo profeta Enoque?
Porque em muitas tradições é considerado um anjo, serafim ou até um arcanjo de Deus?
Porque esse ser celestial foi considerado o portador de saberes que vão além do conhecimento humano?

Vamos expandir nossa mente #LivrodeEnoque, #Anjos, #Metatron, #MundoProibido, #esoteric , #psychological , #philosophical e #extraterrestrial conhecimento juntos.

E:mail: canalcasosufologicos@gmail.com

GOOGLE+:
TWITTER:

Entrevista Integra Celso Amorim

O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirma que o acordo sobre energia nuclear alinhavado em 2010 pelo Brasil e pela Turquia com o Irã era mais duro do que o atual, que acaba de ser anunciado. Em certa medida, a negociação mediada em 2010 atenderia também mais aos interesses dos Estados Unidos do que o acerto do último domingo, assinado em Genebra entre Irã e o chamado P5+1 (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China). Amorim afirma que foram três anos perdidos desde a iniciativa liderada por Brasil e Turquia. Ele também diz que o Brasil, líder de uma missão militar da ONU no Haiti desde 2004, não será uma guarda pretoriana de nenhum presidente haitiano e prevê uma retirada daqui a 3 anos. Amorim falou ao UOL e à Folha em 26.nov.2013. Leia mais em:

Brasil 1 x 1 Rússia - Amistoso Internacional 25-03-2013 - Jogo Completo

FICHA TÉCNICA
BRASIL1 X 1 RÚSSIA - TV GLOBO
Local: Estádio Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)
Data: 25 de março de 2013, segunda-feira
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Peter Kirkup (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Hernanes (Brasil); Yeshchenko (Rússia)
Gols: BRASIL: Fred, aos 44 minutos do segundo tempo; RÚSSIA: Fayzulin, aos 27 minutos do segundo tempo
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Hernanes e Oscar (Hulk); Kaká (Diego Costa), Fred e Neymar
Técnico:Luiz Felipe Scolari
RÚSSIA: Gabulov; Anyukov (Kombarov), Ignashevich, Vasily Berezutsky e Yeshchenko; Glushakov, Shirokov, Bystrov (Shatov) e Fayzulin; Kerzhakov e Kokorin (Zhirkov) (Grigoriev)
Técnico: Fabio Capello

Menu